Um roteiro pelas igrejas e capelas de Portimão

Tendo ainda presente a época religiosa da Páscoa, decidimos dar-lhe a conhecer um pequeno roteiro que o levará a descobrir as igrejas e capelas da bonita cidade de Portimão.

O património religioso em Portimão, não é vasto, mas, bastante interessante e vale mesmo uma visita.

Partindo da Praça Manuel Teixeira Gomes, munido do mapa da cidade, vá em direcção à Ponte antiga atento aos pormenores arquitectónicos e procure a Capela de São José. A seguir, perca-se nas ruas e ruelas em direcção à Igreja Matriz de Portimão e por fim, a Igreja do Colégio dos Jesuítas. Daqui, pode aproveitar e dar um salto à Rua do Comércio para ver as últimas tendências da moda e à Rua Direita para umas compras de produtos regionais na Mercearia do Algarve, deliciar-se com um doce regional na Casa da Isabel, ou um petisco na Maria do Mar.  Depois dos petiscos, é hora de uma caminhada mais longa junto à zona ribeirinha, atravessando depois o interior da cidade, até à Capela da Nossa Senhora do Amparo.

Teixeira Gomes
Praça Manuel Teixeira Gomes

Capela de São José

Esta capela centenária, situada junto à Ponte antiga de Portimão, foi erigida no século XVII. Durante vários anos, foi lugar de culto a São José, padroeiro dos carpinteiros navais que trabalhavam em estaleiros próximos deste lugar. No interior, alguns traços de barroco. O revestimento em azulejos, realça a moldura em talha dourada com a imagem de Cristo crucificado. Está fechada ao público, abrindo somente para celebrações de Eucaristia, aos domingos às 17h:00.

Capela Sao Jose
Capela de São José

Igreja Matriz de Portimão

Datada do sec. XV, a Igreja Matriz de Portimão situa-se na zona mais elevada da cidade, no interior das antigas muralhas.

Igreja Matriz
Igreja Matriz de Portimão

O portal tardo-gótico é inspirado no mais imponente monumento da época, o Mosteiro da Batalha e nele se identificam finas esculturas de músicos e mulheres em moldura. Aqui convivem diversos estilos, como o barroco, o rococó e o manuelino, fruto das várias fases de reconstrução e enriquecimento artístico do templo.

Interior
Interior da Igreja Matriz de Portimão

Igreja do Colégio dos Jesuítas

Situada na Alameda da Praça da República, em Portimão, a Igreja e o Colégio dos Jesuítas foi construída em finais do séc. XVII por ordem de D. Diogo Gonçalves – cujo mausoléu permanece na capela-mor – como agradecimento por ter encontrado em Portimão um bom porto de abrigo, depois de uma forte tempestade no mar.

Colegio
Igreja do Colégio dos Jesuitas

Ao contrário das construções Jesuíticas, este edifício assumia plenamente o Barroco. . Com o terramoto de 1755 sofreu alguns danos, destacando as abóbadas, o que contribui para uma refeitura da fachada principal.

A austeridade e a simplicidade da arquitetura da Res­tauração estão presentes no interior da Igreja-Salão.

Interior
Interior da Igreja do Colégio das Jesuitas

A Igreja do Colégio dos Jesuítas chegou a ser escolhida pelo Marquês de Pombal para fixar na região de Portimão uma nova Sé algarvia (Diocese), projeto que não se concretizou.

Capela da Nossa Senhora do Amparo

Esta capela simples, de origem árabe, foi cristianizada e dedicada a Nossa Senhora do Amparo, também conhecida por Nossa Senhora do Leite, e aqui bem representada numa tela atrás do altar, amamentando o seu bebé. Aqui se dirigiam as grávidas para receberem a sua bênção. A Capela foi construída à semelhança dos antigos morabitos islâmicos, tendo sido restaurada há 30 anos.

Morabito de Portimão.JPG
Capela da Nossa Senhora do Amparo

Na sua próxima visita ao Algarve, passe por Portimão, prove a gastronomia local, passeie pela Rua das Comércio, zona ribeirinha e descubra o património religioso da cidade. Vai de certo apreciar!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s