Onde apreciar o Fado em Lisboa

O fado faz parte da identidade de Portugal e é um símbolo da cidade de Lisboa. Em 2011, foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, um reconhecimento que muito nos orgulha.

Quando estiver em Lisboa aproveite para ouvir ao vivo, o som da alma portuguesa.

Deixamos aqui cinco sugestões de locais – alguns mais turísticos, outros mais tradicionais e típicos. Há apresentações com fadistas profissionais e com fadistas amadores – o chamado fado vadio – estilos diferentes, mas todos a cantar a Saudade, o Sentimento e o Amor.

Se tiver oportunidade, passe ainda pela Madragoa, onde fica a casa onde viveu Amália Rodrigues, a mais carismática das fadistas e quem levou o nosso fado ao mundo. Com grande presença e carisma natural é a Amália que devemos a imagem clássica do vestido preto com xaile.

Clube do Fado

Situado nas imediações da Sé, no coração de Alfama, o Clube de Fado é mais do que um restaurante, é um local onde se provam boas iguarias da cozinha tradicional, com o fado e a guitarra portuguesa por companhia. Uma referência no universo das tradicionais casas de fado de Lisboa, com um ambiente romântico, decoração sóbria e intimista.

Clube do Fado

Restaurante Sr. Vinho

Fundada em 1975, o Sr. Vinho é uma das casas de fado mais conhecidas e tradicionais de Lis­boa. Com três pisos e uma decoração contemporânea, oferece diferentes ambientes para apreciar o fado, além da excelente gastronomia portuguesa e um requintado serviço de mesa.

sr vinho f

Parreirinha de Alfama

A Parreirinha de Alfama é uma casa de fado de ambiente acolhedor onde a cozinha tradicional portuguesa e o fado combinam na perfeição. Por aqui já passaram as vozes de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Tristão da Silva, Maria da Fé, entre muitos outros.

Parreirinha de alfama

Adega Machado

Situada no Bairro Alto, a Adega Machado é uma das casas de fado mais conhecidas de Lisboa. Distribuída por três pisos é um local que pretende cruzar o tradicional com o contemporâneo, tanto no fado, como na gastronomia. Se quiser conhecer interpretações contemporâneas do Fado de Lisboa que mergulham nas raízes da canção urbana, a Adega Machado é o local certo.

Adega_Machado_interiores_D5

O Faia

Fundado em 1947, O Faia mantém-se até aos dias de hoje como uma referência na noite lisboeta.  Em mais de meio século de existência, grandes nomes do fado foram presença habitual nesta casa, a começar pela fundadora, Lucília do Carmo, ela própria uma figura importante na História do Fado e continuando com o seu filho, Carlos do Carmo. Aqui cantaram nomes como Alfredo Marceneiro, Tristão da Silva, Fernando Maurício, Ada de Castro, Beatriz da Conceição, Vasco Rafael, Camané, entre outros. À mesa do Faia podem-se descobrir aromas e sabores numa cozinha criativa e contemporânea sem esquecer a tradição e o respeito pela cozinha portuguesa.

O faia F

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s