Na rota do vegetarianismo e veganismo: siga a tendência do próximo ano no Algarve

De acordo com Regis St. Loius, cronista no famoso blogue de viagens Lonely Planet, viajar optando por uma alimentação vegetariana e vegan  será uma das tendências de viagens do próximo ano.

Seja por questões de saúde, por defesa dos direitos dos animais, para proteger o meio ambiente, ou simplesmente, para variar o paladar e experimentar novos sabores, a alimentação vegetariana, vegan e saudável é uma tendência que veio para ficar.

Se é vegan, vegetariano, amante de comida raw, ou deseja meramente saborear uma cozinha menos tradicional durante as suas férias no Algarve, pode encontrar em Portimão, alguns locais que merecem realmente uma visita, quer pela qualidade da comida, quer pela simpatia do pessoal.

Azul Naturalmente Saudável Alvor

Se pensa que a comida vegetariana é aborrecida e sem sabor, está enganado. No Azul Naturalmente Saudável, comer de forma saudável, pode ser divertido e colorido. Marisa Marques gere com um sorriso este pequeno mas amigável espaço em Alvor que serve refeições 100% vegan, biológicas e sem glúten. No Azul defende-se uma alimentação saudável, da forma mais natural possível, aproveitando o que a Natureza nos dá de melhor e com uma preocupação ética para com os animais e o meio ambiente. Serve almoços, bebidas e café. Há também uma pequena mercearia onde pode comprar alguns produtos biológicos para uma lembrança original.

Marisa

Pergunte pelos Bombons de Manteiga de Amendoim e delicie-se com estas pequenas tentações raw (cru).

Bombons

Armazém Integral, Portimão

O Armazém Integral é uma loja de alimentação saudável de venda a granel que serve refeições 100% vegan, sumos naturais e sobremesas raw. Aqui pode encontrar farinhas especiais e variadas, pastelaria saudável, superalimentos, oleaginosas, sementes, cereais suplementos naturais, e muito mais, tudo a granel, para um consumo sustentável e à medida, sempre à disposição com a atenção e gentileza do casal Érika e Adérito. Todos os dias da semana há ao almoço, um prato vegan, um sumo fresco e uma sobremesa raw, para comer no local ou para levar.

armazem

As refeições variam durante a semana e são sempre gostosas, mas o nosso destaque vai definitivamente para as originais sobremesas raw (cruas)  que surpreendem todos os clientes. Ah! E também tem de provar os sorvetes vegan. São deliciosos!

raw

Mercearia Bio Café, Portimão

Mesmo na esquina do Armazém Integral, encontramos a Mercearia Bio Café que começou a sua aventura há dez anos como a Mercearia Bio, uma loja online de produtos orgânicos. O sonho de Pedro Gonçalves, o dono, foi crescendo e materializou-se na Mercearia Bio Café, onde além da comercialização de produtos orgânicos, frescos biológicos, bebidas e não alimentar, pode tomar o pequeno-almoço, almoçar, lanchar ou beber um sumo natural, tudo, 100% biológico certificado. A Mercearia Bio Café dispõe de um espaço interior acolhedor, uma pequena mas agradável esplanada exterior com vista parcial para o rio e um serviço sempre simpático.

Mercearia 2

Se é amante do café pode beber aqui um óptimo café biológico.

Cafe b

Super Juice – Juice & Smoothie Bar, Praia da Rocha

Super Juice fica localizado na Praia da Rocha e oferece uma variedade de smoothies de frutas e legumes feitos no momento, além de saladas, sandes e lanches saudáveis. Fica a menos de um minuto da famosa Praia da Rocha e até conseguimos ver o mar da esplanada. Um espaço descontraído com uma decoração típica de bar de praia. Se quiser começar o dia com um sumo energético antes de um mergulho, esta é uma óptima opção. No menu há também saladas e sandes com diversas opções vegetarianas, vegan e não só, e duas variedades de húmmus.

Super juice

Para umas férias mais saudáveis, o Green Detox é o sumo que vai querer pedir.

Green Detox

Taberna da Casa da Tocha, Portimão

A Casa da Tocha fica situada no centro de Portimão, num edifício do início do século XX. Com um ambiente descontraído e de proximidade, a Taberna da Casa da Tocha serve refeições, petiscos e vinhos. Todos os dias há um prato de peixe, um prato de carne e um especial raw vegan do dia – um local que poderá assim, agradar a todos, vegetarianos, vegan,  amantes da comida raw, e não vegetarianos. A garrafeira apresenta uma selecção cuidada de vinhos portugueses, com especial destaque para os vinhos algarvios. A Casa da Tocha dispõe ainda de um hostel de ambiente familiar, com capacidade máxima para 10 pessoas.

Casa da Tocha

Os nachos de guacamole são uma verdadeira delícia que não pode deixar de experimentar.

Nachos de guacamole e salada

Vegetarianus, Portimão

O Vegetarianus é um pequeno restaurante no centro de Portimão que serve exclusivamente pratos vegetarianos, oferecendo também a opção de take away. O casal dono do restaurante é muito simpático e confecciona pratos deliciosos que nos levam a conhecer novos sabores e a verdadeiramente perceber que a comida vegetariana pode ser tão, ou mais gostosa do que a comida tradicional. Todos os dias há uma variedade de pratos e sobremesas diferentes e coloridos que por vezes parece quase impossível como somente duas pessoas, conseguem fazer tanta comida saborosa, numa só manhã! É um local de almoço de residentes, pelo que se quiser conseguir mesa facilmente, sugerimos que vá logo na hora de abertura, às 12:00h.

vegetarianus

A comida é toda saborosa, mas o nosso destaque vai mesmo para os pastéis salgados que com uma salada e um sumo natural, são só por si, uma refeição gostosa e saudável.

pasteis doces e salgados

Se deseja conhecer mais restaurantes adeptos da alimentação vegetariana um pouco por todo o mundo, consulte o artigo do Lonely Planet aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s