Aguardente de medronho, o néctar dos deuses da serra do Algarve

Com o Outono e as primeiras chuvas – que este ano tardaram a cair – começa no Algarve, a época da apanha do medronho, o fruto a partir do qual se faz a famosa aguardente de medronho algarvia. BIKE MY SIDE AND ENJOY THE RIDE | BLOG DE LAZER E VIAGENS POR CÁ

Com o Outono e as primeiras chuvas – que este ano tardaram a cair – começa no Algarve, quando os ramos dos medronheiros se enchem de frutos de cor vermelha e alaranjada, a época da apanha do medronho, o fruto a partir do qual se faz a famosa aguardente de medronho algarvia.

Para quem não sabe, o medronheiro é uma planta espontânea típica das serras algarvias e do sul do mediterrâneo.

2014-12-02-medronho

Os seus frutos, de cor amarela, alaranjada e vermelha, surgem em meados de Outubro e Novembro e parecem-se com morangos silvestres,  embora mais redondos e de textura rugosa.

Os de cor vermelha já maduros, são doces e comestíveis e até bastante saudáveis pois têm uma ação antioxidante.

O aproveitamento do fruto do medronheiro para fermentação e destilação ou para a confeção de compotas é uma prática que remonta há muitos séculos em toda a zona serrana algarvia.

A técnica de destilação com alambiques tem origem nas civilizações egípcias e grega e normalmente, realiza-se em meados de Fevereiro.

DESTAQUE_Medronho-933x445

Os frutos são cuidadosamente recolhidos, colocados a fermentar em pipas de madeira, após o que, passado algum tempo, são destilados em alambiques de cobre.

destilaria-1

A qualidade do fruto, a sua colheita, os cuidados com a fermentação, a destilação e o seu tempo de duração, são alguns dos segredos de cada produtor. Segredos que são transmitidos de geração em geração, para que o produto final – a aguardente de medronho algarvia – seja única em todo o mundo e de sabor inigualável.

Um verdadeiro ex-libris das serras do Algarve que não pode deixar de provar!

Medronho-lavrar-o-mar-Monchique-8

Se quiser saber um pouco mais sobre as fase do medronho – a apanha, a fermentação, a destilação e o engarrafamento, espreite aqui.

Advertisements

Author: Bike my Side and enjoy the ride

Discover Lisbon and the Algarve with amazing photos and stories. A unique and wonderful journey, a different look, authentic and genuine to the sights, sounds, flavours, colors of two of the most iconic tourist destinations in Portugal. Let yourself be guided by breathtaking landscapes and dare to know the most famous insider secrets of our local lifestyle TRAVEL AND LEISURE BLOG PORTUGAL

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s