8 Curiosidades que provavelmente desconhece sobre Lisboa

Lisboa, cidade do Fado, de uma luz mítica e romântica que encanta quem a visita, tem tanto para visitar e mostrar além do óbvio. Estes são somente alguns factos interessantes que vão de certo aguçar ainda mais o interesse em conhecer a capital de Portugal. E claro, entretanto, pode sempre brilhar junto dos seus amigos com estas divertidas curiosidades!

1 – Lisboa é conhecida como a cidade das sete colinas (Castelo, Graça, Monte, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina e Estrela). Esta designação remonta à época da ocupação romana, em que se afirma que Lisboa teria sido fundada sob 7 colinas, tal como Roma. Em cada colina, podemos encontrar diversos miradouros com vistas únicas e magnificas da romântica capital de Portugal.

765_360_sete-colinas-lisboa

2 – Os Lisboetas são conhecidos como “alfacinhas” porque no tempo dos árabes, as alfaces eram cultivadas de forma abundante em Lisboa. De facto, a palavra “alface” é de origem árabe.

calçada4

3 – No subsolo de Lisboa existem as enigmáticas Galerias Romanas da Baixa, pouco conhecidas pelos turistas e que só abrem ao público durante três dias por ano. As visitas este ano, vão realizar-se a 22, 23 e 24 de Setembro e já estão esgotadas!

grutas romanas

galerias-romanas3

4 –  A estátua do Cristo Rei na margem esquerda do rio Tejo é uma cópia do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, tem uma altura de 28 metros e o monumento na totalidade atinge os 100 metros de altura.

cristo rei

5 – A zona de Belém tem duas construções classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade: o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém que antigamente vigiava a entrada dos barcos no rio Tejo.

Torre_de_Belem_02

Mosteiro dos jeronimos

6 – Lisboa é o lar da livraria mais antiga do mundo. A livraria Bertrand existe desde 1732. Está localizada no Bairro Bairro Alto. A livraria foi destruída no terremoto de 1755 que destruiu a cidade, mas foi movida para o mesmo local onde pode encontrá-la ainda hoje e desde 1773. E por isso entrou para o Guinness como a livraria mais antiga do mundo ainda em actividade

910_02_Bertrand

7 – Lisboa é mais antiga do que Roma. Lisboa tem cerca de quatro séculos mais do que Roma e Portugal manteve as suas fronteiras originais desde 1139, tornando-se assim o país mais antigo da Europa.

list-oldest-cities-lisbon

8 –  A Ponte Vasco da Gama, inaugurada em 1998, é a ponte mais longa da Europa e uma das mais extensas de todo o mundo, com 17,3 km de comprimento, 12 dos quais, sobre as águas do estuário do rio Tejo.

ponte vasco da gama

Visitar, Lisboa, viver em Lisboa está na moda e todos os anos há mais e mais turistas que escolhem a capital de Portugal como destino de férias. E é bem fácil perceber porquê! 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s