Portimão, muito mais do que Sol e Mar

Quem visita a bonita cidade de Portimão no Verão sabe que pode encontrar magníficas praias como a Praia da Rocha, a Praia do Vau ou a Praia do Alemão, bons restaurantes com peixe e marisco sempre fresco – não fosse esta uma terra de pescadores – e uma animada vida nocturna, onde não faltam bares, discotecas e beach clubs para todos os gostos.  Mas, Portimão é muito mais do que Sol e Mar…

O que talvez poucos sabem é que esta é uma cidade rica em história e cultura, com monumentos, sítios arqueológicos e igrejas no chamado Centro Histórico de Portimão, em Alvor e nas imediações que merecem sem dúvida uma visita durante as suas férias de Verão.

Passeios à luz das estrelas

Uma forma interessante de conhecer o património de Portimão nas noites de Verão é através dos passeios culturais nocturnos, em quatro sextas-feiras, à luz das estrelas, organizados pela Câmara Municipal de Portimão, onde os participantes são convidados a fazer o trajecto entre a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da Republica e o Largo 1º de Maio.

Igreja

São também organizados passeios nocturnos à descoberta do interessante património islâmico da vila piscatória de Alvor que possui três edifícios de origem islâmica atualmente transformados em pequenas capelas. Neste passeio cultural são visitados o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e o edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil da vila.

ALVOR-À-NOITE-Igreja-Matriz-de-Alvor

Alcalar

A cerca de 10 km do centro de Portimão encontram-se os monumentos megalíticos de Alcalar, onde há cerca de 5.000 anos atrás, viveu uma comunidade pré-histórica. Neste museu ao ar livre podemos descobrir o quotidiano das primeiras comunidade pré-históricas e os seus rituais.

alcalar

Museu de Portimão

O ex-líbris da cidade em termos culturais é sem dúvida, o Museu de Portimão, um dos museus portugueses mais premiados a nível nacional e internacional, inaugurado em 2008 e que já recebeu o prémio “Museu Conselho da Europa 2010”, atribuído pelo Conselho da Europa.

Museu_Portimao_Fachada_Poente

Instalado numa antiga fábrica de conservas de peixe, na margem direita do Rio Arade,  o Museu de Portimão convida a descobrir as origens e evolução da comunidade, do território e dos aspectos mais marcantes da história industrial e marítima de Portimão.

passado

Dividido em três percursos “Origem e Destino de uma Comunidade”, “A Vida Industrial e o Desafio do Mar” e “Do Fundo das Águas”, somos convidados a mergulhar no passado e descobrir antigas formas de viver e tradições que o museu ajuda a perpetuar no tempo presente.

O mundo rural

Na sala de projecção, o filme “O Jogo da Sardinha”, filmado 1946 em Portimão nas fábricas S. António e S. Francisco da firma Feu & Hermano, retrata ao longo de cerca de 20 minutos, o processo de produção das conservas de sardinha. Vale a pena assistir e testemunhar imagens reais do duro e exigente quotidiano da indústria conserveira algarvia.

A industria conserveira

Na antiga cisterna que alimentava os tanques da salmoura e as caldeiras da antiga fábrica, é possível conhecer o projecto Ocean Revival que tem como base a imersão deliberada de quatro navios de guerra da Marinha Portuguesa para a formação de um recife artificial único no mundo, com as condições ideais para a fixação e proliferação da fauna e flora marinha, motivo de grande interesse para os amantes do mundo subaquático.

fundo do mar

Visitar o Museu de Portimão é um óptimo programa em família para uma tarde quente de Verão de modo a fugir às horas de maior calor na praia, contribuindo para enriquecer e diversificar ainda mais a sua experiência de férias por terras do Algarve.

E ao reservar o passeio de sidecar “Vistas de Postal” da Bike my Side recebe de imediato um voucher no valor de €1 para descontar no seu bilhete de entrada no Museu de Portimão.

Da próxima vez que estiver de férias em Portimão, já sabe: aproveite estas dicas e parta à descoberta do lado mais cultural, e provavelmente mais desconhecido, desta cidade algarvia. Irá de certo gostar!

 

Contactos Museu de Portimão

Rua D. Carlos I, 8500 – 607 Portimão | Tel.: + 351 282 405 230
museu@cm-portimao.pt | http://www.museudeportimao.pt

Centro de Interpretação Alcalar

Tel.: +351 282 471 410 | alcalar@cm-portimao.pt

Passeios Culturais Noturnos

As inscrições para os passeios são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: email: gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt e telefones 282 470 799/282 480 488

Bike my Side – passeios privados em sidecar

Tel.: +351 917 015 996 | algarve@bikemyside.com | www.bikemyside.com 

Advertisements

2 thoughts on “Portimão, muito mais do que Sol e Mar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s